Biblioteca Publica Municipal Prof. Arthur Riedel

Atenção: Estão abertas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista, confira em nossa agenda cultural. Prorrogadas até dia 8 de maio.

 

 

 

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”

Inaugurada em 9 de novembro de 1974 na Rua Padre Marçal, desde 1992 passou a ocupar as instalações do Centro Educacional e Cultural Brasital, com área de 1048m².

Patrono da Biblioteca Pública Municipal

Arthur Riedel, 27/05/1888 - 14/08/1952

A escolha do nome de Arthur Riedel para a biblioteca municipal foi uma forma de agradecimento ao seu filho, o sr. Diaulas Riedel, proprietário da editora Pensamento e grande incentivador da implantação de uma biblioteca em nosso município. Professor normalista, durante muitos anos Arthur Riedel manteve em sua casa uma Escola da Vida, onde reunia amigos e simpatizantes de suas idéias. Seu lema Hei de Vencer, foi transformado na quinta Ordem do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Após sua morte é publicado o livro Hei de Vencer, uma reunião de suas melhores aulas na Escola da Vida. Atualmente o livro está em sua 32ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos, sendo considerado um dos maiores Best Sellers da autoajuda moderna.

 Biblioteca

Espaço voltado à leitura, pesquisa e informações. Venha conhecer a Biblioteca de sua cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer-lhe: lazer e cultura através de leituras de romances, poesias, conhecimentos em geral e internet. Se você é residente em São Roque,  torne-se sócio, trazendo 01 foto 3x4, comprovante de residência e documento de identificação.

A Biblioteca e seus espaços: atendimento geral, pesquisa, hemeroteca São Roque, literatura geral e infantojuvenil, núcleo de inclusão digital (internet gratuita), depósito, sala de encadernação e restauro, videoteca e acervo especial em braille e livro falado (para deficiêntes visuais).

 

Literatura infantil

 

Gibiteca

 

Biblioteca Braille

 

Pesquisa

Internet

Literatura

 


Horário de funcionamento:

Biblioteca: das 08:00 às 18:00.

Videoteca: das 08:00 às 18:00.

NID (Núcleo de inclusão digital): das 9:00 às 17:30.

Telefone: (11) - 4712-5620

email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

Endereço: Avenida Aracaí, 250. Centro.

Acervo                          09/01/2015 
  09/02/2015 
  09/03/2015  
Infantil 3225                  3235                    3249
Juvenil 4443                  4468                   4477
Literatura 11539               11571
                 11627
Livros não literários 20572                20639                  20690
Quadrinhos                   151                    151                      151
CD                   626                    629
                     646
DVD                   636                    642
                      651
Audiolivro                     82                       82
                        82
Depósito              12294                12263
                 12264
Total              53568                53680                  53837

 

Acervo especial      

      09/01/2015     

    09/02/2015    

     09/03/2015    

Braille

                           388

                        391

                        397

Livro falado

                           142

                        211

                        211

Total 530 602                         608

      Agenda cultural:

Estão abertas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista 2015/2016

 

 A Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através da Divisão de Cultura está com as inscrições abertas até 08 de maio para mais uma edição do Mapa Cultural Paulista.

Para a edição 2015/2016 serão consideradas 07 (sete) expressões artísticas e as respectivas categorias: Artes Visuais (que compreende as categorias: Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia); Canto Coral; Dança; Literatura (que compreende as categorias: Conto, Poema e Crônica); Música Instrumental (que compreende as categorias: Solista e Conjunto); Teatro e Vídeo.

Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão, bem como grupos, do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada há mais de 02 (dois) anos no estado.

A idade mínima para a participação é 14 anos completos até a data de realização da Fase Regional.

Para participar do Mapa Cultura Paulista, o artista interessado deverá dirigir-se a Biblioteca Pública Municipal Professor Arthur Riedel e realizar sua inscrição.

Mais informações podem ser obtidas no site abaixo:

http://mapaculturalpaulista.org.br/mcp/edital-mcp-2015-2016

 

DICAS E NOVIDADES

Dia Nacional do Livro Infantil

No último 18 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato. Este dia foi instituído em 2002, com a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial do livro infantil. Seu primeiro livro infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicado em 1920, e o sucesso foi tanto, que logo surgiram outros, imortalizando os personagens do famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Seus livros são repletos de elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.

Nascido em Taubaté, no interior do estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato dedicou seus 66 anos de vida ao livro, à literatura infantil e à cultura popular do Brasil.

No dia 16 de abril a Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel celebrou esta data em grande estilo. Decorada com motivos que aludem ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela recebeu a visita de alguns personagens como o Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Príncipe Escamado e a boneca Emília. Neste dia São Roque recebeu a visita de 135 crianças da Escola Tereza Cristina, da cidade de Mairinque. As crianças participaram de oficina de máscaras e ouviram contação de histórias. O evento contou também com a participação da Brinquedoteca Municipal.

Destacamos que nossa biblioteca conta com um espaço especialmente preparado para o atendimento do público infantil, bem como conta em seu acervo com a obra infantil completa de Monterio Lobato.

Funcionários da Biblioteca fantasiados de personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e contadores de histórias.

Confira alguns livros do escritor que temos em nossa biblioteca:

 
 

NOVOS LIVROS E COMPUTADORES PARA A BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel traz duas novidades para seu público. Por meio de parcerias firmadas com o governo estadual, a biblioteca foi comteplada com 6 computadores e um kit de livros e DVDs. 

Os computadores farão parte do projeto Agenda Cidadã, que tem como objetivos principais democratizar o acesso aos recursos tecnológicos e promover a disseminação da informação. Os mesmos ficarão à disposição da população para consulta à internet, e utilização de outros recursos para fins educacionais, culturais e profissionais.

A biblioteca também foi contemplada com a doação de 147  livros e 25 DVDs, por meio do Programa de Apoio à Atualização de Acervos das Bibliotecas Públicas Municipais do SISEB (Sistema Estadual de Bibliotecas). Fazem parte da lista de livros sucessos contemporâneos como "A culpa é das estrelas", de John Green; "Crônicas de fogo e gelo", de George R. R. Martin; e "Como treinar o seu Dragão", de Cressida Cowell.

Dentre os DVDs temos: "As aventuras de Pi", "Divergente", "Capitães da areia", "Jogos vorazes", e a "Trilogia de Toy Story", dentre outros.

                   

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa recebeu este importante material na tarde da última segunda-feira ao lado do diretor de Cultura e Turismo, Roque Gabriel Rodrigues e do Chefe da Divisão de Cultura, Ronaldo Pio.

Confira alguns dos títulos recebidos por nossa biblioteca:

Títulos em DVD:

Novos livros:

Zumbi tinha escravos. Santos Dumont não inventou o avião. João Goulart favorecia empreiteiras. A feijoada tem origem européia. José da Alencar era contra a abolição dos escravos. Estas e outras passagens controversas da história do Brasil, estão presentes no livro de Leandro Narloch. Escrito de forma jornalística, a obra desmistifica passagens da história do Brasil que glorificam nossos heróis.

Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Leandro Narloch. Leya, 2009. 319p.

Postado em 27/04/2015.

O romance de Madeleine Wickham retrata os amores e dramas da mulher moderna. O enredo narra a amizade de três amigas que trabalham em uma mesma revista de Londres, e se reúnem uma vez por mês no Manhattan Bar para colocar o papo em dia. Mas mesmo entre amigas existem segredos que não podem ser revelados. Roxanne namora um homem casado; Maggie se sente insegura com a maternidade; e Candice resolve da noite para o dia corrigir um erro do passado cometido por sua família. O acerto de contas com o passado de Candice, dá início há uma série de acontecimentos que podem abalar a convivência do grupo. Será que a amizade das três sobreviverá ao que está por vir?

Drinques para três. Madeleine Wickham. Record, 2014. 351p.

Postado em 05/02/2015

 

 

 

 

 




 

Links

Skoob: http://www.skoob.com.br/ 

Comunidade de leitores para troca de informaçãoe sobre leituras e livros. 

Estante virtual: www.estantevirtual.com.br 

 Site que reúne sebos de todo o Brasil. 

Domínio público: http://www.dominiopublico.gov.br

Site que disponibiliza download gratuito de obras literárias e científicas que entraram em domínio público; como por exemplo as obras completas da Machado de Assis e Fernando Pessoa.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: http://www.bbm.usp.br/

Reúne material sobre o Brasil ou, que tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da cultura e história nacional. O conjunto é composto por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.

 

 

BIBLIOTECA PÚBLICA,

UM ESPAÇO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque