Biblioteca Publica Municipal Prof. Arthur Riedel

Confira os novos livros que chegaram em nossa biblioteca.

 

 

 

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”

Inaugurada em 9 de novembro de 1974 na Rua Padre Marçal, desde 1992 passou a ocupar as instalações do Centro Educacional e Cultural Brasital, com área de 1048m².

Patrono da Biblioteca Pública Municipal

Arthur Riedel, 27/05/1888 - 14/08/1952

A escolha do nome de Arthur Riedel para a biblioteca municipal foi uma forma de agradecimento ao seu filho, o sr. Diaulas Riedel, proprietário da editora Pensamento e grande incentivador da implantação de uma biblioteca em nosso município. Professor normalista, durante muitos anos Arthur Riedel manteve em sua casa uma Escola da Vida, onde reunia amigos e simpatizantes de suas idéias. Seu lema Hei de Vencer, foi transformado na quinta Ordem do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Após sua morte é publicado o livro Hei de Vencer, uma reunião de suas melhores aulas na Escola da Vida. Atualmente o livro está em sua 32ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos, sendo considerado um dos maiores Best Sellers da autoajuda moderna.

 Biblioteca

Espaço voltado à leitura, pesquisa e informações. Venha conhecer a Biblioteca de sua cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer-lhe: lazer e cultura através de leituras de romances, poesias, conhecimentos em geral e internet. Se você é residente em São Roque,  torne-se sócio, trazendo 01 foto 3x4, comprovante de residência e documento de identificação.

A Biblioteca e seus espaços: atendimento geral, pesquisa, hemeroteca São Roque, literatura geral e infantojuvenil, núcleo de inclusão digital (internet gratuita), depósito, sala de encadernação e restauro, videoteca e acervo especial em braille e livro falado (para deficiêntes visuais).

 

Literatura infantil

 

Gibiteca

 

Biblioteca Braille

 

Pesquisa

Internet

Literatura

 


Horário de funcionamento:

Biblioteca: das 08:00 às 18:00.

Videoteca: das 08:00 às 18:00.

NID (Núcleo de inclusão digital): das 9:00 às 17:30.

Telefone: (11) - 4712-5620

email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

Endereço: Avenida Aracaí, 250. Centro.

Acervo                          01/05/2015
Infantil 3273
Juvenil 4501
Literatura 11690
Livros não literários 20773
Quadrinhos                    154
CD                   663
DVD                   689
Audiolivro                     82
Depósito             12262
Total           54087

 

Acervo especial  

      01/05/2015   

Braille

                          410

Livro falado

                          212

Total 622

      Livros novos:

Em Diante da dor dos outros a escritora Susan Sontag analisa como as imagens de dor e guerra impactam a sensibilidade das pessoas. Partindo da análise da série de gravuras As desgraças da Guerra, de Goya, feitas entre 1810 e 1820, até os vídeos dos ataques do 11 de setembro em Nova York, a ensaísta levanta questões sobre o sentido destas imagens, bem como propõe uma reflexão sobre a "natureza da guerra, os limites da solidariedade e os deveres da consciência".

Diante da dor dos outros. Susan Sontag. Companhia das Letras. São Paulo, 2003. 107p.

Postado em 11/05/2015

   

"o poema, em geral, cresce em volta de uma palavra estranha"

"Posso colar trechos de poemas no vidro do banheiro"

"Procuro em poemas/alheios/um solo firme pra pisar"

Estes são alguns dos versos que encontramos nas poesias de Ana Estaregui. Nascida em Sorocaba em 1987 e formada em artes visuais pela FAAP, foi premiada pelo ProAC em 2013 na categoria poesia com o livro Chá de jasmim.

Chá de Jasmim. Ana Estaregui. Patuá. São Paulo, 2014. 116p. 

Postado em 11/05/2015

   

O livro da artista Tokiko Kanasugi traz modelos de origami inspirados na técnica do block folding. Com o uso desta técnica, conhecida no Brasil como origami modular, a autora ensina como fazer animais, flores e outros objetos decorativos.

Origami block. Tokiko Kanasugi. Best books, 2006. 128p.

Postado em 11/05/2015

 

 

 

 

DICAS E NOVIDADES

Dia Nacional do Livro Infantil

No último 18 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato. Este dia foi instituído em 2002, com a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial do livro infantil. Seu primeiro livro infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicado em 1920, e o sucesso foi tanto, que logo surgiram outros, imortalizando os personagens do famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Seus livros são repletos de elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.

Nascido em Taubaté, no interior do estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato dedicou seus 66 anos de vida ao livro, à literatura infantil e à cultura popular do Brasil.

No dia 16 de abril a Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel celebrou esta data em grande estilo. Decorada com motivos que aludem ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela recebeu a visita de alguns personagens como o Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Príncipe Escamado e a boneca Emília. Neste dia São Roque recebeu a visita de 135 crianças da Escola Tereza Cristina, da cidade de Mairinque. As crianças participaram de oficina de máscaras e ouviram contação de histórias. O evento contou também com a participação da Brinquedoteca Municipal.

Destacamos que nossa biblioteca conta com um espaço especialmente preparado para o atendimento do público infantil, bem como conta em seu acervo com a obra infantil completa de Monterio Lobato.

Funcionários da Biblioteca fantasiados de personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e contadores de histórias.

Confira alguns livros do escritor que temos em nossa biblioteca:

 
 

NOVOS LIVROS E COMPUTADORES PARA A BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel traz duas novidades para seu público. Por meio de parcerias firmadas com o governo estadual, a biblioteca foi comteplada com 6 computadores e um kit de livros e DVDs. 

Os computadores farão parte do projeto Agenda Cidadã, que tem como objetivos principais democratizar o acesso aos recursos tecnológicos e promover a disseminação da informação. Os mesmos ficarão à disposição da população para consulta à internet, e utilização de outros recursos para fins educacionais, culturais e profissionais.

A biblioteca também foi contemplada com a doação de 147  livros e 25 DVDs, por meio do Programa de Apoio à Atualização de Acervos das Bibliotecas Públicas Municipais do SISEB (Sistema Estadual de Bibliotecas). Fazem parte da lista de livros sucessos contemporâneos como "A culpa é das estrelas", de John Green; "Crônicas de fogo e gelo", de George R. R. Martin; e "Como treinar o seu Dragão", de Cressida Cowell.

Dentre os DVDs temos: "As aventuras de Pi", "Divergente", "Capitães da areia", "Jogos vorazes", e a "Trilogia de Toy Story", dentre outros.

                   

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa recebeu este importante material na tarde da última segunda-feira ao lado do diretor de Cultura e Turismo, Roque Gabriel Rodrigues e do Chefe da Divisão de Cultura, Ronaldo Pio.

Confira alguns dos títulos recebidos por nossa biblioteca:

Títulos em DVD:

Novos livros:

Zumbi tinha escravos. Santos Dumont não inventou o avião. João Goulart favorecia empreiteiras. A feijoada tem origem européia. José da Alencar era contra a abolição dos escravos. Estas e outras passagens controversas da história do Brasil, estão presentes no livro de Leandro Narloch. Escrito de forma jornalística, a obra desmitifica personagens consagrados da nossa história.

Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Leandro Narloch. Leya, 2009. 319p.

Postado em 27/04/2015.

O romance de Madeleine Wickham retrata os amores e dramas da mulher moderna. O enredo narra a amizade de três amigas que trabalham em uma mesma revista de Londres, e se reúnem uma vez por mês no Manhattan Bar para colocar o papo em dia. Mas mesmo entre amigas existem segredos que não podem ser revelados. Roxanne namora um homem casado; Maggie se sente insegura com a maternidade; e Candice resolve da noite para o dia corrigir um erro do passado cometido por sua família. O acerto de contas com o passado de Candice, dá início há uma série de acontecimentos que podem abalar a convivência do grupo. Será que a amizade das três sobreviverá ao que está por vir?

Drinques para três. Madeleine Wickham. Record, 2014. 351p.

Postado em 05/02/2015

 

 

 

 

 




 

Links

Skoob: http://www.skoob.com.br/ 

Comunidade de leitores para troca de informaçãoe sobre leituras e livros. 

Estante virtual: www.estantevirtual.com.br 

 Site que reúne sebos de todo o Brasil. 

Domínio público: http://www.dominiopublico.gov.br

Site que disponibiliza download gratuito de obras literárias e científicas que entraram em domínio público; como por exemplo as obras completas da Machado de Assis e Fernando Pessoa.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: http://www.bbm.usp.br/

Reúne material sobre o Brasil ou, que tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da cultura e história nacional. O conjunto é composto por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.

 

 

BIBLIOTECA PÚBLICA,

UM ESPAÇO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque