Biblioteca Publica Municipal Prof. Arthur Riedel

 

 

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”

Inaugurada em 9 de novembro de 1974 na Rua Padre Marçal, desde 1992 passou a ocupar as instalações do Centro Educacional e Cultural Brasital, com área de 1048m².

Patrono da Biblioteca Pública Municipal

Arthur Riedel, 27/05/1888 - 14/08/1952

A escolha do nome de Arthur Riedel para a biblioteca municipal foi uma forma de agradecimento ao seu filho, o sr. Diaulas Riedel, proprietário da editora Pensamento e grande incentivador da implantação de uma biblioteca em nosso município. Professor normalista, durante muitos anos Arthur Riedel manteve em sua casa uma Escola da Vida, onde reunia amigos e simpatizantes de suas idéias. Seu lema Hei de Vencer, foi transformado na quinta Ordem do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Após sua morte é publicado o livro Hei de Vencer, uma reunião de suas melhores aulas na Escola da Vida. Atualmente o livro está em sua 32ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos, sendo considerado um dos maiores Best Sellers da autoajuda moderna.

 Biblioteca

Espaço voltado à leitura, pesquisa e informações. Venha conhecer a Biblioteca de sua cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer-lhe: lazer e cultura através de leituras de romances, poesias, conhecimentos em geral e internet. Se você é residente em São Roque,  torne-se sócio, trazendo 01 foto 3x4, comprovante de residência e documento de identificação.

A Biblioteca e seus espaços: atendimento geral, pesquisa, hemeroteca São Roque, literatura geral e infantojuvenil, núcleo de inclusão digital (internet gratuita), depósito, sala de encadernação e restauro, videoteca e acervo especial em braille e livro falado (para deficiêntes visuais).

 

l

Literatura infantil

 

Gibiteca

 

Biblioteca Braille

 

Pesquisa

Internet

Literatura

 


Horário de funcionamento:

Biblioteca: das 08:00 às 18:00.

Videoteca: das 08:00 às 18:00.

NID (Núcleo de inclusão digital): das 9:00 às 17:30.

Telefone: (11) - 4712-5620

email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

Endereço: Avenida Aracaí, 250. Centro.

  ACERVO

Livros         56976
DVDs          617
CDs            539
Revistas     29
Jornais       05

Acervo especial:

      Livros em Braille: 369 títulos

      Livro falado (CD e CD-MP3): 184 títulos 

  Agenda cultural:

Exposição de pinturas e desenhos

A Biblioteca Pública Municipal de São Roque apresenta de 1º à 25 de julho de 2014 a exposição da artista plástica Nilza Venturino Vedovato Lopes Estudo das Cores. Moradora de São Roque há 23 anos, Nilza diz que ingressou "no curso de artes aqui na Brasital há um ano e meio" e, que com o apoio do professor Rômulo Pereira, aprendeu e descobriu "o gosto pelo desenho". Na presente exposição pequenas telas mostram a partir de um único desenho, o estudo das cores e estilos diferentes. Estão expostos alguns dos primeiros trabalhos da artista em pinturas e desenhos, com destaque para uma série de retratos de pessoas próximas à artista.

Obras da artista

expostas na

Biblioteca

 

Serviço: Exposição Estudo das cores, de Nilza Venturino Vedovato Lopes.

De 1º à 25 de julho de 2014, das 08:00 às 17:45 hs.

Em AGOSTO, a Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel” receberá o módulo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS do programa Viagem literária

Com a Cia. A Hora da História

Em "Histórias para combater o mau-humor"

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel, através do Programa Viagem Literária da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo convida todos a prestigiarem a contação de histórias que acontecerá no dia 04 de agosto de 2014, em dois horários às 10 e às 15 horas. O evento será realizado pela companhia A HORA DA HISTÓRIA, que fará a apresentação do espetáculo "Histórias para combater o mau-humor".           
     Olho no olho, e a contadora de histórias começa suas narrativas cheias de surpresas, situações inusitadas, personagens patéticos e desfechos irônicos. Uma divertida apresentação recheada de contos para lá de engraçados para abrir o sorriso de orelha a orelha, e acabar com qualquer mau humor... Afinal de contas "rir é o melhor remédio"! 

Serviço: Contação de História: "Histórias para combater o mau-humor".

Data: 04 de agosto de 2014; primeira apresentação: 10:00 hs.

                                        segunda apresentação: 15:00 hs.

Informações: telefone: 4712-5620

                  email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

 Dicas e novidades:

Dica de site sobre literatura:

Estante virtual: site reúne sebos de todo o Brasil, e é opção para compra de livros.

O site Estante Virtual nasceu em 2005 com ideia de reunir, em um só lugar, os livros de sebos de todo país. Com grande diversidade de livros, o site agrega o maior acervo do mundo em língua portuguesa. São mais de 12 milhões de livros distribuídos em 1.300 livreiros de todo o país. A compra no site pode gerar uma economia média de 52% em relação aos preços praticados nas livrarias convencionais. O Estante Virtual conta com mais de 2 milhões de leitores cadastrados que respondem por 11 mil livros vendidos diariamente. As compras podem ser pagas com cartão de crédito, depósito bancário, boleto ou pelo sistema PayPal, dependendo do vendedor.

Confira mais informações em http://www.estantevirtual.com.br/.

Postado em : 16/07/2014.

 

Livros novos:

Literatura brasileira:

Vencedor do Prêmio Jabuti e Livro do ano de 1997, A casa do poeta trágico é o décimo segundo romance de Carlos Heitor Cony. Num cruzeiro de turismo pelo Mediterrâneo, o acaso reúne dois viajantes diante da vitrine de uma loja de bordo: o publicitário Augusto Richet, homem de meia-idade bem sucedido nos negócios, mas que não espera mais nada da vida; e Francesca (ou Mona), jovem enigmática que procura alguém para lhe contar a história do mundo. Deste casual encontro nasce uma trepidante história de amor que traz um tema que sempre foi caro ao autor: o da paixão incendiária, que conduz os amantes a um passo da destruição. 

A casa do poeta trágico. Carlos Heitor Cony.  Cia da Letra, 1997. 179p. 

Postado em 28/07/2014.

 

Literatura juvenil:

O vilarejo onde Max mora é quase como qualquer outro vilarejo do mundo, se não fossem os acontecimentos estranhos que acontecem às quartas feiras. Neste dia da semana a maioria dos moradores tranca portas e janelas para se esconder de muitas coisas estranhas que costumam acontecer nesses dias, como gatos presos dentro do aspirador de pó, bolos de aniversário que pegam fogo ou escorregões com desfechos catastróficos. Mas Max, um garoto de 10 anos de idade, não gosta de ficar trancado em casa. Inquieto e curioso, ele quebra todas as regras do vilarejo e sai à procura da causa de todas essas esquisitices que ocorrem todas as quartas-feiras. O que ele descobre é um segredo tão bizarro e sobrenatural que sua vida jamais será a mesma. Saiba o que Max descobre e o que acontece com ele no livro O estranho mistério das quartas-feiras.

O estranho mistério das quartas-feiras. Julie Bourbeau.Jangada, 2014. 247p.

Postado em 28/07/2014.

Viagens e aventuras:

A Sicília é uma ilha no sentido literal e metafórico. A metáfora condiz com o isolamento de seus habitantes que os leva a ter um modo de vida singular. Com a missão de fazer uma reportagem sobre a vida no interior da ilha, Marlena de Blasi e seu marido chegaram às portas da misteriosa Villa Donnafugata (uma ilha dentro da ilha?). Onde mulheres vestidas de preto, com tranças em torno da cabeça, trabalham, cantam, rezam e brincam numa ensolarada paisagem de torres, sacadas, hortas, campos e colinas. O local é um refúgio feliz para viúvas, mães solteiras e homens sem lar. São os relatos da criadora deste local quase imaginário que recheiam o livro de Marlena de Blasi, com os aromas, sabores e tradições da Sicília.

Um certo verão na Sicília. Marlena de Blasi. Objetiva, 2009. 270p.

Postado em 28/07/2014.

História da arte - impressionimo:

Quem seria a modelo que posou para Manet pintar a obra-prima Olympia, que chocou os parisienses no Salão de 1865 em Paris? Partindo desta indagação, o historiador Otto Friedrich, apresenta em seu livro Olympia: Paris no tempo dos impressionistas, um retrato empolgante dos anos mais efervescentes que a capital francesa já presenciou. Narrado à partir da vida das mulheres que influenciaram o pintor Manet, o livro informa sobre a prostituição no Segundo império, a Guerra Franco-Prussiana, e desfila uma galeria de tipos que marcaram esta época como Napoleão III, os escritores Émile Zola e Gustave Flauber, o compositor Wagner, a imperatriz Eugênia e outros.  

Olympia: Paris no tempo dos impressionistas. Otto Friedrich. Cia das Letras, 1993. 334p.

Postado em 28/07/2014.

Biografia:

 

No livro Se precisar de mim, estarei aqui, Kate Braestrup narra sua extraordinária história de vida, do luto à fé e à felicidade. Após a morte de seu marido, Kate se torna capelã da Guarda Florestal do Maine (EUA). Prestando solidariedade à familiares de desaparecidos e confortando as equipes de resgate em operações de busca e salvamento, Kate oferece compreensão e orientação espiritual quando as pessoas mais precisam.

 

Se precisar de mim, estarei aqui. Kate Braestrup. Planeta do Brasil, 2008. 230p.

Postado em 07/07/2014.

 

Teatro:

Peça teatral da escritora tcheca Karel Tchápek, escrita no ano de 1920, faz reflexão sobre as relações trabalhistas e sobre a massificação da sociedade industrial. Na obra, um ciêntista descobre a fórmula capaz de dar vida a máquinas de aparência humana. Substituindo o homem como mão de obra, essas criaturas passam a realizar todas as atividades braçais. Desprovidos de todas as "qualidades desnecessárias", como sentimentos e criatividade, essas máquinas se tornam verdadeiras escravas. A palavra robô, cujo significado em Tcheco é servidão, foi usada pela primeira vez na peça de Tchápek.

A fábrica de robôs. Karel Tchapek. Hedra, 2012. 142p.

Postado em 03/06/2014.

 

 

 

Ficção brasileira: romance medieval

 

 

A Condessa Beatriz de Dia (1135?- 1170?) foi uma compositora e trovadora medieval. Mulher muito a frente de seu tempo, deixou impressa em suas canções a sutileza e graça de sua paixão proibida pelo também trovador Raimbaut de Orange. Nesse diário imaginário, os poucos contornos biográficos existentes dessa mulher que viveu há quase novecentos anos, são preenchidos com formas e cores imaginadas pelo autor, que apesar de não basear-se em documentos históricos, deduz as conseqüências que pesaram sobre os ombros de Beatriz. alma corajosa, que fez da música sua única possibilidade de continuar existindo.

Confissões da Condessa Beatriz de Dia. Guido Viaro.Ideale, 2013. 191p.

Dica: O autor Guido Viaro disponibiliza em seu site download gratuito deste e mais de oito livros de sua autoria. http://www.guidoviaro.com.br

Postado em 02/06/2014.

História real:

  

 A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente dois meses após o seu  casamento. Depois de um acidente de carro, em que sofreu um sério ferimento na cabeça,  Krickitt  ficou em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, sua memória  estava comprometida e ela não se lembrava mais de seu marido. Para Kim era como se a  mulher com quem havia se casado a poucos meses tivesse morrido no acidente. E, diante  desta nova realidade ele tentará tudo para reconquistar a mulher de sua vida. O livro Para  sempre, nos conta uma história real de luta e perseverança, bem como o desafio de  recomeçar uma vida após um evento traumático.

 Para Sempre. Kim e Krickitt Carpenter. Novo Conceito, 2012. 144p.

 Postado em 18/06/2014.

Literatura infanto-juvenil:

Todo mundo conhece a história da jovem garotinha Dorothy de O Mágico de Oz. Mas poucos conhecem a verssão dessa história contada por sua arquiinimiga, a Bruxa do Oeste. Após a leitura do livro Maligna de Gregory Maguire, você verá a terra de Oz com outros olhos. Ao conceder o direito de resposta à Maléfica Bruxa do Oeste, o autor recria uma história que encanta o mundo há gerações. Trata-se de uma nova versão, um ponto de vista oposto, que levará o leitor a rever suas crenças sobre o bem e o mal. 

Maligna: para os que amam ou odeiam o Mágico de Oz. Gregoy Maguire. Ediouro,2006. 416p.

Postato em 13/06/2014.

Romance policial:

No passado, Myron e Terese fugiram para uma ilha, e durante três semanas se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois dessa aventura eles se separam e após dez anos voltam a se encontrar quando Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime. Jundo ao corpo do ex-marido de Terese é encontrado um fio de cabelo que pertence à filha de Terese, que ela julga morta há vários anos. Este é o começo da trama policial que se desenvolve no livro Quando ela se foi, de Harlan Coben, autor com mais de 50milhões de livros vendidos em todo o mundo.

Quando ela se foi. Harlan Cobem. Editora: Arqueiro, 2011.256p.

Postado em 13/06/2013.

Filosofia:

Responder às grandes questões da vida – "de onde viemos?", "por que estamos aqui?", "para onde iremos?" – sempre foi a busca da filosofia. O livro Fique por dentro da filosofia, explica de maneira clara e estimulante os principais temas estudados por essa ciência, através da análise da obra de seus mais importantes pensadores como Aristóteles, Tomás de Aquino e Nietzsche. O livro trás também o pensamento dos povos antigos, que através de seus mitos e lendas procuravam responder às angustias da humanidade. Escrito com foco no público jovem, o livro é uma agradável maneira de se entrar em contato com a filosofia.

Fique por dentro da filosofia. Neil Turnbull. Editora Cosac & Naify, 2001. 192p.

Postado em 06/06/2014.

Administração e comércio:

Jack Mitchell, um dos proprietários do grupo Mitchells/Richards, duas das mais bem sucedidas lojas de roupas dos EUA, nos mostra em seu livro Abrace seus clientes, como um atendimento afetuoso pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso. Para isso ele ensina que se devem seguir dois caminhos: primeiro, centrar o foco da empresa na criação de um forte relacionamento com o cliente, e não na venda de produtos ou serviços; segundo, para ele, a empresa não deve medir esforços para superar as expectativas dos clientes.

Abrace seus clientes. Jack Mitchell. Editora Sextante, 2007. 189p.

Postado em 06/06/2014.

Psicologia:

 

Por que algumas pessoas são bem-sucedidas e outras não?

A explicação pode ser encontrada no conceito de inteligência emocional. É comum agirmos movidos pela emoção, sem entender o que nos motivou a ter determinadas ações. Os autores Travis Bradberry e Jean Greaves defendem a teoria de que muitas pessoas confundem inteligência emocional com carisma ou traquejo social e não sabem que é possível aperfeiçoar seu quociente emocional (Q.E.). Esta é a razão pela qual Desenvolva a Sua Inteligência Emocional foi escrito. Construído a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com mais de 500 mil pessoas, a obra apresenta valiosas dicas para que possamos compreender as emoções, tanto as nossas como as dos outros. Os autores acreditam que, ao controlar nossos impulsos, diminuímos o estresse e expandimos nossa capacidade de estabelecer relacionamentos e de conquistar objetivos. Este livro o ajudará a reagir de forma produtiva aos desafios do cotidiano e a se relacionar de forma positiva com os outros.

Desenvolva a sua inteligência emocional. Travis Bradberry e Jean Greavs. Editora Sextante, 2007. 138p.

Postado em 06/06/2014.

Desenvolva a sua inteligência emocional: tudo o o que você precisa saber para aumentar o seu Q.E. 

 

Biografias:

O livro Grace de Mônaco, é uma fotobiografia da atriz e depois princesa Grace Kelly. A obra reúne, além de imagens, curiosidades, dicas de estilo, lições de vida e citações da Princesa de Mônaco.

 Título: Grace de Mônaco: como ser uma princesa no estilo Grace Kelly

Autora: Cindy De La Hoz/ Tradução: Carmen Fischer

Editora: Seoman Ano: 2014

Localização do livro na biblioteca: Setor Pesquisa; Estante Biografia; Classificação: G 92/ K39g

Postado em 13 de maio 2014.

 Livro: Memória e identidade, autor: Papa joão Paulo II

 

 

O Papa João Paulo II experimentou pessoalmente as "ideologias do mal". Em sua memória, elas sempre permaneceram. O Papa viu de perto o horror do nazismo, e a dimensão assustadora da Segunda Guerra Mundial. Depois, no Leste Europeu, vivenciou toda a aura de conflito entre os comunistas e a opinião pública. Em "Memória e Identidade", João Paulo II faz uma reflexão sobre as principais ideologias do século 20 e discute sua influência na história da humanidade. Através da abordagem de temas como o mal, a liberdade, a democracia, e a política, o livro apresenta as reflexões de uma importante testemunha dos fatos que marcaram o século 20. 

Mais informações sobre o Papa João Paulo II, canonizado em 27 de abril de 2014 podem ser obtidas no site oficial do vaticano: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/index_po.htm 

Postado em 08/05/2014.

 

 

 


 

 

 

Música infantil:

O CD comemorativo de 20 anos da revista Crescer, apresenta o grupo Palavra Cantada interpretando clássicos de seu repertório como a música “Sopa”, “Pé com pé” e “A canoa virou”.

Mais informações sobre o grupo em: http://www.palavracantada.com.br/

 CD: Palavra Cantada.

Postado em 05/05/2014.

Música instrumental brasileira:

Chorinho é o gênero de destaque do CD Chorobos sambando de Tiago Santos gravado em 2013. O músico, munido de um bandolin de 10 cordas, interpreta clássicos da música brasileira de autores como Jacob do Bandolin, Pixinguinha e Hermeto Pascoal. O Cd traz ainda 03 canções de sua própria autoria como Revirando o Tico-tico.

Mais informações sobre o músico em: http://www.tiagosantos.mus.br/

Postado em 05/05/2014.

 

Links

Skoob: http://www.skoob.com.br/ 

Comunidade de leitores para troca de informaçãoe sobre leituras e livros. 

 

 

 

BIBLIOTECA PÚBLICA,

UM ESPAÇO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 


 

 

 

 

 

 

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque