Biblioteca Publica Municipal Prof. Arthur Riedel

 

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”

Inaugurada em 9 de novembro de 1974 na Rua Padre Marçal, desde 1992 passou a ocupar as instalações do Centro Educacional e Cultural Brasital, com área de 1048m².

   

 

Patrono da Biblioteca Pública Municipal

Arthur Riedel, 27/05/1888 - 14/08/1952

A escolha do nome de Arthur Riedel para a biblioteca municipal foi uma forma de agradecimento ao seu filho, o sr. Diaulas Riedel, proprietário da editora Pensamento e grande incentivador da implantação de uma biblioteca em nosso município. Professor normalista, durante muitos anos Arthur Riedel manteve em sua casa uma Escola da Vida, onde reunia amigos e simpatizantes de suas idéias. Seu lema Hei de Vencer, foi transformado na quinta Ordem do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Após sua morte é publicado o livro Hei de Vencer, uma reunião de suas melhores aulas na Escola da Vida. Atualmente o livro está em sua 32ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos, sendo considerado um dos maiores Best Sellers da autoajuda moderna.

 Biblioteca

Espaço voltado à leitura, pesquisa e informações. Venha conhecer a Biblioteca de sua cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer-lhe: lazer e cultura através de leituras de romances, poesias, conhecimentos em geral e internet. Se você é residente em São Roque,  torne-se sócio, trazendo 01 foto 3x4, comprovante de residência e documento de identificação.

A Biblioteca e seus espaços: atendimento geral, pesquisa, hemeroteca São Roque, literatura geral e infantojuvenil, núcleo de inclusão digital (internet gratuita), depósito, sala de encadernação e restauro, videoteca e acervo especial em braille e livro falado (para deficiêntes visuais).

 

l

Literatura infantil

 

Gibiteca

 

Biblioteca Braille

 

Pesquisa

Internet

Literatura

 


Horário de funcionamento:

Biblioteca: das 08:00 às 18:00.

Videoteca: das 08:00 às 18:00.

NID (Núcleo de inclusão digital): das 9:00 às 17:30.

Telefone: (11) - 4712-5620

email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

Endereço: Avenida Aracaí, 250. Centro.

  ACERVO

Livros         56976
DVDs          617
CDs            539
Revistas     29
Jornais       05

Acervo especial:

      Livros em Braille: 369 títulos

      Livro falado (CD e CD-MP3): 184 títulos


Livros mais retirados de 26/02/2014 a 28/03/2014

 

  1. A história da riqueza do homem. Leo Huberman. Economia.
  2. Capitães de areia. Jorge Amado. Literatura brasileira.
  3. A revolução dos bichos. George Orwell. Literatura inglesa.
  4. As crônicas de Nárnia. C. S. Lewis. Literatura infantojuvenil.
  5. A cruz de Morrigan. Nora Roberts. Literatura norte-americana.
  6. O corpo fala. Pierre Weil.Psicologia.
  7. O pote vazio. Demi.Infantil.
  8. A ilha perdida. Maria José Dupre.Literatura infantojuvenil brasileira.
  9. A montanha mágica. Thomas Man.Literatura alemã.
  10. A sogra. Diretor: Robert Aldrich.DVD.

 

 

AGENDA CULTURAL

 

Exposição: Desenhos de orquídeas de Bruno Tacaronte Rodrigues 


A Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”, realiza de 16 de abril à 09 de maio a exposição do jovem artista plástico e orquidófilolo Bruno Tacaronte Rodrigues, de apenas 13 anos de idade. A exposição  conta com desenhos e fotografias de orquídeas que são cultivadas por Bruno desde que tinha sete anos.

 

Serviço: Exposição Desenhos de orquídeas de Bruno Tacaronte Rodrigues

             Período: de 16 de abril à 09 de maio de 2014 das 8:00 às 17:45hs.

 

Eu me chamo Bruno Tacoronte Rodrigues, tenho 13 anos e estou cursando o 8º ano.

  Desde meus 07 anos, comecei a apreciar e cultivar orquídeas, adquiri o gosto através do meu pai, sempre que ele podia, comprava orquídeas, e as vezes ganhava.

Comecei a freqüentar palestras sobre orquídeas, e fui aprendendo como cuidar.

Por outro lado, sempre gostei de desenhar, fui incentivado pelos meus pais, que nessa parte me apoiaram muito.

Então comecei a desenhar as orquídeas que floriam, e hoje posso dizer que tenho um pequeno orquidário em minha casa.

 

 

Dicas e novidades:

Poesias para crianças.

 O que se oculta entre o cinza e o barulho de uma grande cidade? Pequenos instantes de beleza e poesia. É isto que nos mostra o livro de poesia de Selma Maria “Um pequeno tratado de brinquedos pra meninos quietos da cidade”. A autora nos resgata uma memória da infância, esquecida em meio a correria da vida em uma metrópole; ou, nas palavras da autora, nos ensina que “Adultos são pessoas que esqueceram as grandes distâncias dos passos da infância.”

  A poesia “A estrela e o gatinho” de Ferreira Gullar ganha ilustrações de Theo Siqueira em livro feito especialmente para as crianças e publicado pela editora Evoluir. O poeta, que adora gatos, compartilha com o leitor seus sentimentos de amor e afeto para com esses pequenos animais, em um texto mágico de rara beleza.

 

 

 

 

 

Música: Meu Quintal (novo)

 

 

 




Para comemoras 30 anos de carreira, a cantora Ná Ozzetti convidou grandes amigos, parceiros e músicos para conceber Meu Quintal, CD totalmente inédito em sua belíssima interpretação. Em um trabalho totalmente coletivo, a cantora reuniu parceiros de longa data como Mário Manga, Sérgio Reze e Zé Alexandre Carvalho. Há também a participação da poeta Alice Ruiz  com quem Ná fez três composições, Baú de Guardados e Acordo de Amor, esta em parceria com Neco Prates, além de Ser Estar, música em que ambas trabalharam letra e música. O CD conta ainda com a participação de Zélia Duncan, gravando a canção Sobrenatural.


 

 

 

Filme: Tomates verdes fritos

 

 

 

 

Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa reprimida, que afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), seu marido quase não nota sua existência. Semanalmente eles vão visitar uma tia em um asilo, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Ao longo de algumas semanas ela faz relatos que estão centrados na relação de amizade entre duas mulheres, Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker).  Mulheres que desafiaram as convenções de seu tempo, elas fizeram seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama, onde serviam os famosos Tomates Verdes Fritos. Dirigido por Jon Avnet.

 

 

 

Literatura italiana: O rei de Girgenti

 

 

 

   Este agradável romance italiano, conta a história de um personagem que de fato existiu; Zósimo, um camponês que, por pouco tempo, foi rei da cidade de Girgenti, atual Agriento, cidade natal do autor. Entretanto, o autor prefere trilhar o caminho da fantasia ao narrar as aventuras desse filho de camponeses. Uma criança prodígio que aprende a falar ainda no berço e, aos 3 anos, já se comporta como se fosse adulto. Precoce, culto e muito inteligente, exerce uma liderança natural sobre os trabalhadores braçais de sua região; o que  o coloca em antagonismo direto com a nobreza e o clero.

 

 

 

 

 Filosofia oriental: Tao: sua história e seus ensinamentos. Osho (1931-1990). 

 

 

 

 

Um dos místicos contemporâneos mais célebres e polêmicos do século XX, Osho traz para o leitor, os principais conceitos e lições do taoísmo no livro Tao: sua história e seus ensinamentos. Com trabalhos traduzidos em mais de 50 países, o autor consegue adaptar para uma linguagem simples e clara os complexos conceitos da tradição oriental.

Trecho: “Tao significa ser. O Tao acredita neste mundo; não faz idéia do que seja o futuro. Quando você consegue viver no momento presente, na pureza, no silêncio, na espontaneidade, a sua vida se transforma, o todo se transforma. Você simplesmente deixa que o rio corra para o mar; você não precisa empurrar o rio”. 

 

 

 

 

Livro para jovens:  Ana e Pedro - cartas

 

 

 

Ana mora em São Paulo, Pedro em Belo Horizonte. Ela gosta de ler e ir ao cinema, ele gosta de futebol e escrever poesias.

Para Ana a praia é o melhor lugar do mundo, já Pedro adora caminhar por montanhas. Durante um ano eles conversam através de cartas. No livro de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver, você encontra uma história de amizade, afeto e amor que desconhece distâncias e diferenças.

 

 

 

 

Literatura para jovens:A princesa Flutuante de Georg MacDonald

 

 

 

A princesa flutuante é um conto de fadas para leitores de todas as idades. Conta a história de uma princesa que, ao ser amaldiçoada, passa a não ser afetada pela lei da “gravidade” sobre seu corpo – o que a faz flutuar. Além disso, a princesa não conseguia reconhecer a “gravidade” dos problemas ao seu redor; quando alguém ficava triste ela achava tudo divertido e dava muita risada. Até que um dia, ao cair sem querer em um lago próximo ao Palácio Real, ela descobre que na água se torna igual às outras pessoas do reino: ganha gravidade e sentimentos.

 

 

Literatura alemã: A máquina de xadrez

 

 Romance histórico que conta a história real do barão Wolfgang Von Kempelen, que encantou toda a Europa com uma máquina de xadrez; um autômato vestido de turco, invencível diante de um tabuleiro.  Mas o que as pessoas descobriram mais tarde é que tudo não passava de uma farsa e que o responsável pelas manobras das peças de xadrez era na verdade um anão que  se escondia dentro da formidável estrutura de madeira  que fazia parte da máquina. Invento que existiu de fato, a máquina de xadrez encantou várias cortes européias. O livro marca a estréia do jornalista alemão Robert Löhr no mundo das letras.

 

 

 BIBLIOTECA PÚBLICA,

UM ESPAÇO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 


 

 

 

 

 

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque