Biblioteca Publica Municipal Prof. Arthur Riedel

 

Biblioteca Municipal: 40 anos de história


 

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Arthur Riedel”

Inaugurada em 9 de novembro de 1974 na Rua Padre Marçal, desde 1992 passou a ocupar as instalações do Centro Educacional e Cultural Brasital, com área de 1048m².

Patrono da Biblioteca Pública Municipal

Arthur Riedel, 27/05/1888 - 14/08/1952

A escolha do nome de Arthur Riedel para a biblioteca municipal foi uma forma de agradecimento ao seu filho, o sr. Diaulas Riedel, proprietário da editora Pensamento e grande incentivador da implantação de uma biblioteca em nosso município. Professor normalista, durante muitos anos Arthur Riedel manteve em sua casa uma Escola da Vida, onde reunia amigos e simpatizantes de suas idéias. Seu lema Hei de Vencer, foi transformado na quinta Ordem do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. Após sua morte é publicado o livro Hei de Vencer, uma reunião de suas melhores aulas na Escola da Vida. Atualmente o livro está em sua 32ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos, sendo considerado um dos maiores Best Sellers da autoajuda moderna.

 Biblioteca

Espaço voltado à leitura, pesquisa e informações. Venha conhecer a Biblioteca de sua cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer-lhe: lazer e cultura através de leituras de romances, poesias, conhecimentos em geral e internet. Se você é residente em São Roque,  torne-se sócio, trazendo 01 foto 3x4, comprovante de residência e documento de identificação.

A Biblioteca e seus espaços: atendimento geral, pesquisa, hemeroteca São Roque, literatura geral e infantojuvenil, núcleo de inclusão digital (internet gratuita), depósito, sala de encadernação e restauro, videoteca e acervo especial em braille e livro falado (para deficiêntes visuais).

 

l

Literatura infantil

 

Gibiteca

 

Biblioteca Braille

 

Pesquisa

Internet

Literatura

 


Horário de funcionamento:

Biblioteca: das 08:00 às 18:00.

Videoteca: das 08:00 às 18:00.

NID (Núcleo de inclusão digital): das 9:00 às 17:30.

Telefone: (11) - 4712-5620

email: biblioteca@saoroque.sp.gov.br

Endereço: Avenida Aracaí, 250. Centro.

  ACERVO

Livros         56976
DVDs          617
CDs            539
Revistas     29
Jornais       05

Acervo especial:

      Livros em Braille: 369 títulos

      Livro falado (CD e CD-MP3): 184 títulos 

  Agenda cultural:

Biblioteca recebe exposição de desenhos e pinturas

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel, recebe pelo segundo ano consecutivo uma exposição de desenhos e quadros dos alunos de artes da Brasital. A exposição reúne trabalhos dos alunos que frequentaram o curso do Prof. Rômulo Pereira durante o ano de 2014. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 18 de dezembro de 2014, das 08:15 às 17:45h; aceite nosso convite e venha prestigiar os trabalhos dos alunos.


Serviço: Exposição de desenhos e pinturas - Brasitla 2014

Data: 08/12/2014 até 18/12/2014

Horário: das 8:15 às 17:45.

Programação sujeita a alterações. 

Biblioteca comemora 40 anos de história

  Há 40 anos a Biblioteca Pública Municipal Arthur Riedel, coloca a disposição dos usuários uma variedade de materiais como livros, revistas, jornais, e outras fontes de pesquisas, propiciando o aprendizado.

  Durante todos esses anos nossa biblioteca fez história e marcou a história de muita gente que a frequenta ou que já frequentou. Quem não se lembra das inúmeras pesquisas escolares feitas aqui quando a internet ainda não existia, ou quando, para encontrar um livro era preciso procurar minuciosamente os títulos ou os nomes dos autores nas fichas catalográficas, que eram como mapas do tesouro nas gavetas dos arquivos? Muita gente fez da biblioteca sua casa na fase de estudos pré-vestibular e já se esqueceu da hora lendo gibis.

   O tempo passou e a biblioteca se modernizou, hoje ela é gerenciada pelo Sistema Sophia que é um grande facilitador na localização e catalogação dos materiais solicitados e conta com um Núcleo de Inclusão Digital (NID) que proporciona acesso gratuito a internet; mas ainda valoriza o que é antigo, o que é tradição, preservando com carinho raridades da nossa histária em nosso Centro de Memória (hemeroteca).

  A biblioteca é um ambiente de descobertas e instrumento de extrema importância para despertar o gosto pela leitura, pelo conhecimento e pelas artes nas suas mais diversas formas de manifestações, servindo de ponte entre a população e os livros, enriquecendo culturalmente aqueles que usufruem dela e exercendo seu papel na formação de cidadãos leitores, aptos a contribuir com o desenvolvimento da sociedade e na construção e expansão do conhecimento.

  Com o passar do tempo podemos notar que a internet tem tido cada vez mais destaque, mas desfrutar das facilidades que a tecnologia proporciona não significa esquecer o quanto é prazeroso sentar e viajar nas páginas de um bom livro. Que as próximas gerações também aprendam a amar os livros e a biblioteca, e descobrir o encanto do mundo da leitura através do lúdico, das contações de histórias, oficinas e bate-papo com talentosos autores.

Fotos da inauguração da biblioteca com a presença do Sr. Diaulas Riedel

 


 Dicas e novidades:


Brasiliana da USP disponibiliza obras do Barão de Piratininga para download gratuito

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo, foi criada em janeiro de 2005 para abrigar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com um expressivo conjunto de livros e manuscritos, a biblioteca reunida pelo casal é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.

O acervo doado à USP em 2006 reúne material sobre o Brasil ou, que tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da cultura e história nacional. O conjunto é composto por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.

Duas obras do escritor são-roquense Antônio Joaquim da Rosa (Barão de Piratininga), foram digitalizadas e disponibilizadas para download no site da instituição: A cruz de cedro; e A Feiticeira.

Site da biblioteca:  http://www.bbm.usp.br/

Acesso ao livro A cruz de cedro: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/01619600

Acesso ao livro A feiticeira: uma novella sãoroquense: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/01619700

Postado em 20/10/2014.

 

AUDIOLIVRO PARA TODOS

Novidade na Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel : a partir de agora, os audiolivros presentes no acervo, que antes podiam ser retirados apenas por pessoas com deficiência visual, estão disponíveis para empréstimo domiciliar para todos os usuários.

Espera-se que esse novo serviço oferecido à população aumente as possibilidades de contato com o universo falado da leitura.

No entanto, ressaltamos que os livros falados produzidos pela Fundação Dorina Nowill, cujo direito autoral é protegido por lei, não apresentam mudanças na forma de empréstimo. Apenas sócios com deficiência visual continuam podendo retirá-los.

O acervo possui 79 títulos a sua disposição com audiolivros de autoajuda, romances, direito entre outros; a maioria no formato MP3. Eles estão disponíveis na Videoteca da Biblioteca Municipal.

Alguns títulos disponíveis:

Novos livros:

Siga seu coração é um guia para a vida. Fácil de ler, entender e seguir. Um verdadeiro mapa para encontrar um tesouro chamado felicidade. Um obra ricamente ilustrada que fornece ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar um objetivo para sua vida e seu trabalho.


Siga seu coração. Andrew Matthews. Best Seller, 2003. 142p.

Postado em 15/12/2014.

 

  A morena da estação


 

Houve um tempo em os trens ocuparam um papel importante na história do Brasil, bem como no cotidiano das pessoas.  Tempo em que o país tinha outra velocidade; as pessoas, outro ritmo. As viagens de trens eram muitas vezes longas, e construíam ao seu redor grandes histórias e personagens. Os restaurantes dos trens, os viajantes, os ferroviários, os vendedores de estação, povoaram um cenário rico de histórias que deixou saudades em quem viveu os áureos tempos do transporte ferroviário no país, como também desperta a nostalgia de quem não conheceu esse período. Ignácio de Loyola Brandão resgata essa memória comum em contos e crônicas no livro A morena da estação.

A morena da estação. Ignácio de Loyola Brandão. Moderna, 2010. 190. 

Postado em 03/12/2014

Almanaque Wicca 2015


Já está disponível em nossa biblioteca o tradicional Almanaque de Magia Wicca publicado pela editora pensamento. Um abrangente guia de magia e espiritualidade com rituais de magia para o lar, feitiços para o sucesso e prosperidade, calendário lunar e outros assuntos de interesse para quem conhece ou quer conhecer essa antiga tradição religiosa.

Almanaque Wicca 2015.  Editora Pensamento, 2014. 160p.

Postado em 03/12/2014

     

Papai!

Toda criança tem um sono tranquilo? Quem são os monstros que assombram sua noite? Quando é difícil dormir e o medo parece dominar a criança, ela pede socorro. Além mãe que aconchega e acalma a proteção e coragem do pai é sempre bem-vinda. Por meio de uma linguagem poética o autor desperta nas crianças o respeito às diferenças quando procura aproximá-las de seus monstros.

Papai! Philippe Corentin. Cosac Naify, 2008. 32p.

Postado em 03/12/2014

Dica de DVD:

 

O escorpião de Jade é a hilariante história do investigador de fraudes C. W. Briggs (Woody Allen), um mestre em desvendar golpes. Um dia, ao voltar para o escritório após desvendar mais um caso, ele encontra a obcecada Fitz (Helen Hunt), recém contratada que tem como missão modernizar a empresa. A partir deste ponto inicia-se uma guerra entre os dois. Em uma festa de aniversário os dois são hipnotizados e sob as ordens de um mágico inescrupuloso começam a cometer roubos. Comédia no melhor estilo de Allen, o filme é ambientado na Nova York dos anos 40 e destaca o papel da mulher na sociedade americana, que começava a buscar seu espaço no mercado de trabalho.

O escorpião de Jade. Woody Allen. 2001.

Postado em 13/10/2014.

Sugestões de leitura:

Livros de astrologia ensinam as artes da compreensão e tolerância

A astróloga Mary English escreveu uma série de livros dedicados ao estudo dos doze signos do zodíaco. Como agradar um taurino; Como amar um libriano; Como se relacionar com um aquariano, são alguns dos sugestivos títulos de suas obras. O diferencial do trabalho de Mary consiste nos seus múltiplos campos de abordagem sobre os signos que vão além da descrição do signo em si. A autora confere destaque à maneira como as pessoas podem se relacionar com indivíduos de determinado signo à partir da compreensão de suas limitações e potencialidades.

 

 

Postado em 13/10/2014

Pioneira do feminismo no Brasil resgata história das mulheres

Nos primeiros anos da histótiria da humanidade as mulheres eram o gênero predominante; e vivia-se em um mundo sem guerras e a natureza era respeitada como fonte da vida. Mas, quando no últimos quinhentos mil anos os homens passaram a ser o gênero predominante, os grupos humanos começaram a brigar entre si em busca de mais território e mais caça. O poder passa a ser atribuído ao homem , e as mulheres se vêem reduzidas às suas funções de procriadoras no âmbito doméstico. Resgatando a história, e projetando um futuro melhor que só será possível com a plena participação da mulher na sociedade, a escritora e feminista Rose Marie Muraro convida seu leitor a uma revisão de valores que marcaram a sociedade que hoje se apresenta.

A mulher na construção do futuro. Rose Marie Muraro. Zit Editora, 2007. 96p.

Postado em 30/09/2014

 

Romance e suspense em livros de Linda Howard

 

A premiada autora de bestsellers do The New York Times, Linda Howard, é autora de grandes obras repletas de emoção, suspense e ação. Suas histórias são recheadas de sensualidade e suspense, mostrando que todo romance precisa de uma dose de aventura e mistério. Segundo a crítica literária norte-americana, a autora escreve suspense romântico em sua melhor forma. No Brasil, os livros da escritora são publicados pela editora Bertrand Brasil, em um excelente projeto editorial que muito contribui para o prazer da leitura.

 

Revelações

O assassinato de um morador de rua, uma jovem simpática e sensível correndo perigo e um charmoso detetive são os ingredientes deste intrincado romance de Linda Howard, numa trama que envolve política, poder e morte.

Revelações. Linda Howard. Bertrand Brasil, 2008. 291p.

Postado em 30/09/2014

 Outros livros de Linda Howard dispóníveis em nossa biblioteca: 

                          

 

Histórias da idade média resgatadas em livro

A Idade Média, com seus cenários de castelos e fortalezas, seus cavaleiros, reis e rainhas, príncipes e princesas, heróis e feiticeiros, foi um dos períodos mais ricos e férteis da imaginação humana. Várias histórias, mitos e conceitos surgiram nesse tempo e suas alegorias encantam gerações até hoje.  Em narrativas cheias de aventura, os autores recontam clássicos de todos os tempos. Podemos acompanhar as proezas do rei Artur, como a Távola Redonda e a busca pelo Santo Graal; o amor de Tristão e Isolda, além de outros mitos de origem celta; episódios das Mil e uma noites, como as aventuras de Aladim e o gênio da lâmpada; e a história flautista de Hamelin.

As melhores lendas medievais. Carmen Seganfredo e A.S. Franchini. L&PM, 2011. 264p.

Postado em 11/07/2014.

Livro resgata história de mito feminino

No livro As caravanas da Lua, a historiadora Fernanda de Camargo-Moro investiga as origens e significados da mítica Rainha de Sabah, personagem que habita fábulas, narrativas populares e criações literárias. Como teria nascido o mito? Teria de fato existido?  A autora lança mão de fatos, lendas e culinária para compor o retrato de uma das personagens mais enigmáticas da história, cuja trajetória está intimamente ligada à rota do incenso e dos aromas. A obra analisa essa mulher multifacetada e seus muitos aspectos. Bela e sábia nas narrativas do mundo árabe, ou deformada em uma lenda etíope, a Rainha de Sabah também surge mais tarde como uma imagem da Sabedoria. Se existiu ou foi inventada pouco importa, o fato é que o mito sobreviveu ao tempo e o fascínio desta personagem permanece até hoje.

As caravanas da Lua: pela rota do incenso em busca da Rainha de Sabah. Fernanda de Camargo-Moro. Record, 2007. 458p.

Postado em 11/07/2014.

Coleção "Turma 5"

A coleção Turma 5, é uma séria de livros juvenis recheados com histórias de fantasmas, mortos que levantam dos túmulos e cavaleiros medievais. O escritor Thiago Fernandes, dá assas a imaginação para retratar as aventuras de cinco amigos em sua incansável luta contra as forças do mal. No livro "O fantasma de Vila Esperança", Ju, Bocão, Régis, Elô e Paulinho, se preparam para enfrentar um enigático ser que se veste de palhaço e seguestra as crianças da cidade de Vila Esperança para formar com elas um exértido do mal. Quem é esse palhaço? Quais suas intenções? Descubra lendo O fantasma de Vila Esperança, uma das muitas aventuras da Turma 5.

O fantasma de Vila Esperança. Thiago Fernandes. Editora Leitura, 2007. 100p.

postado em 11/07/2014

Outros livros da turma 5

Em O mistério do além, tudo pode acontecer quando os mortos voltam de seus tumulos.

Em O enigma do monstro, a turma se reúne para desvendar o misterioso desaparecimento do padre de Vila Esperança.

Literatura brasileira:

Vencedor do Prêmio Jabuti e Livro do ano de 1997, A casa do poeta trágico é o décimo segundo romance de Carlos Heitor Cony. Num cruzeiro de turismo pelo Mediterrâneo, o acaso reúne dois viajantes diante da vitrine de uma loja de bordo: o publicitário Augusto Richet, homem de meia-idade bem sucedido nos negócios, mas que não espera mais nada da vida; e Francesca (ou Mona), jovem enigmática que procura alguém para lhe contar a história do mundo. Deste casual encontro nasce uma trepidante história de amor que traz um tema que sempre foi caro ao autor: o da paixão incendiária, que conduz os amantes a um passo da destruição. 

A casa do poeta trágico. Carlos Heitor Cony.  Cia. das Letras, 1997. 179p. 

Postado em 28/07/2014.

 

Literatura juvenil:

O vilarejo onde Max mora é quase como qualquer outro vilarejo do mundo, se não fossem os acontecimentos estranhos que acontecem às quartas feiras. Neste dia da semana a maioria dos moradores tranca portas e janelas para se esconder de muitas coisas estranhas que costumam acontecer nesses dias, como gatos presos dentro do aspirador de pó, bolos de aniversário que pegam fogo ou escorregões com desfechos catastróficos. Mas Max, um garoto de 10 anos de idade, não gosta de ficar trancado em casa. Inquieto e curioso, ele quebra todas as regras do vilarejo e sai à procura da causa de todas essas esquisitices que ocorrem todas as quartas-feiras. O que ele descobre é um segredo tão bizarro e sobrenatural que sua vida jamais será a mesma. Saiba o que Max descobre e o que acontece com ele no livro O estranho mistério das quartas-feiras.

O estranho mistério das quartas-feiras. Julie Bourbeau.Jangada, 2014. 247p.

Postado em 28/07/2014.

Viagens e aventuras:

A Sicília é uma ilha no sentido literal e metafórico. A metáfora condiz com o isolamento de seus habitantes que os leva a ter um modo de vida singular. Com a missão de fazer uma reportagem sobre a vida no interior da ilha, Marlena de Blasi e seu marido chegaram às portas da misteriosa Villa Donnafugata (uma ilha dentro da ilha?). Onde mulheres vestidas de preto, com tranças em torno da cabeça, trabalham, cantam, rezam e brincam numa ensolarada paisagem de torres, sacadas, hortas, campos e colinas. O local é um refúgio feliz para viúvas, mães solteiras e homens sem lar. São os relatos da criadora deste local quase imaginário que recheiam o livro de Marlena de Blasi, com os aromas, sabores e tradições da Sicília.

Um certo verão na Sicília. Marlena de Blasi. Objetiva, 2009. 270p.

Postado em 28/07/2014.

História da arte - impressionimo:

Quem seria a modelo que posou para Manet pintar a obra-prima Olympia, que chocou os parisienses no Salão de 1865 em Paris? Partindo desta indagação, o historiador Otto Friedrich, apresenta em seu livro Olympia: Paris no tempo dos impressionistas, um retrato empolgante dos anos mais efervescentes que a capital francesa já presenciou. Narrado à partir da vida das mulheres que influenciaram o pintor Manet, o livro informa sobre a prostituição no Segundo império, a Guerra Franco-Prussiana, e desfila uma galeria de tipos que marcaram esta época como Napoleão III, os escritores Émile Zola e Gustave Flauber, o compositor Wagner, a imperatriz Eugênia e outros.  

Olympia: Paris no tempo dos impressionistas. Otto Friedrich. Cia das Letras, 1993. 334p.

Postado em 28/07/2014.

Biografia:

 

No livro Se precisar de mim, estarei aqui, Kate Braestrup narra sua extraordinária história de vida, do luto à fé e à felicidade. Após a morte de seu marido, Kate se torna capelã da Guarda Florestal do Maine (EUA). Prestando solidariedade à familiares de desaparecidos e confortando as equipes de resgate em operações de busca e salvamento, Kate oferece compreensão e orientação espiritual quando as pessoas mais precisam.

 

Se precisar de mim, estarei aqui. Kate Braestrup. Planeta do Brasil, 2008. 230p.

Postado em 07/07/2014.

 

Teatro:

Peça teatral da escritora tcheca Karel Tchápek, escrita no ano de 1920, faz reflexão sobre as relações trabalhistas e sobre a massificação da sociedade industrial. Na obra, um ciêntista descobre a fórmula capaz de dar vida a máquinas de aparência humana. Substituindo o homem como mão de obra, essas criaturas passam a realizar todas as atividades braçais. Desprovidos de todas as "qualidades desnecessárias", como sentimentos e criatividade, essas máquinas se tornam verdadeiras escravas. A palavra robô, cujo significado em Tcheco é servidão, foi usada pela primeira vez na peça de Tchápek.

A fábrica de robôs. Karel Tchapek. Hedra, 2012. 142p.

Postado em 03/06/2014.

 

 

 

Ficção brasileira: romance medieval

 

 

 

A Condessa Beatriz de Dia (1135?- 1170?) foi uma compositora e trovadora medieval. Mulher muito a frente de seu tempo, deixou impressa em suas canções a sutileza e graça de sua paixão proibida pelo também trovador Raimbaut de Orange. Nesse diário imaginário, os poucos contornos biográficos existentes dessa mulher que viveu há quase novecentos anos, são preenchidos com formas e cores imaginadas pelo autor, que apesar de não basear-se em documentos históricos, deduz as conseqüências que pesaram sobre os ombros de Beatriz. alma corajosa, que fez da música sua única possibilidade de continuar existindo.

Confissões da Condessa Beatriz de Dia. Guido Viaro.Ideale, 2013. 191p.

Dica: O autor Guido Viaro disponibiliza em seu site download gratuito deste e mais de oito livros de sua autoria. http://www.guidoviaro.com.br

Postado em 02/06/2014.

História real:

  

 A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente dois meses após o seu  casamento. Depois de um acidente de carro, em que sofreu um sério ferimento na cabeça,  Krickitt  ficou em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, sua memória  estava comprometida e ela não se lembrava mais de seu marido. Para Kim era como se a  mulher com quem havia se casado a poucos meses tivesse morrido no acidente. E, diante  desta nova realidade ele tentará tudo para reconquistar a mulher de sua vida. O livro Para  sempre, nos conta uma história real de luta e perseverança, bem como o desafio de  recomeçar uma vida após um evento traumático.

 Para Sempre. Kim e Krickitt Carpenter. Novo Conceito, 2012. 144p.

 Postado em 18/06/2014.


Filosofia:

Responder às grandes questões da vida – "de onde viemos?", "por que estamos aqui?", "para onde iremos?" – sempre foi a busca da filosofia. O livro Fique por dentro da filosofia, explica de maneira clara e estimulante os principais temas estudados por essa ciência, através da análise da obra de seus mais importantes pensadores como Aristóteles, Tomás de Aquino e Nietzsche. O livro trás também o pensamento dos povos antigos, que através de seus mitos e lendas procuravam responder às angustias da humanidade. Escrito com foco no público jovem, o livro é uma agradável maneira de se entrar em contato com a filosofia.

Fique por dentro da filosofia. Neil Turnbull. Editora Cosac & Naify, 2001. 192p.

Postado em 06/06/2014.

 

 

Links

Skoob: http://www.skoob.com.br/ 

Comunidade de leitores para troca de informaçãoe sobre leituras e livros. 

Estante virtual: www.estantevirtual.com.br 

 Site que reúne sebos de todo o Brasil. 

Domínio público: http://www.dominiopublico.gov.br

Site que disponibiliza download gratuito de obras literárias e científicas que entraram em domínio público; como por exemplo as obras completas da Machado de Assis e Fernando Pessoa.

 

 

BIBLIOTECA PÚBLICA,

UM ESPAÇO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 


 

 

 

 

 

 

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque