MapaTelefone para contato:
Mapa Rua: São Paulo, nº 966 - Taboão
São Roque

› Parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros visa prevenir queimadas

Com a escassez das chuvas no inverno de 2017, é notório o aumento de queimadas em São Roque e região.  Para os menos avisados tal prática é crime municipal, segundo a Lei 3.535, de autoria do ex vereador “Marquinho Chula”, e sancionada pelo ex prefeito Efaneu, em 26/10/10.

É importante esclarecer que a área de atuação do Corpo de Bombeiros da cidade se estende aos municípios de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama, o que torna quase impossível a ação dessa força protetora na contenção desses eventos, visto que,  além da vastidão territorial o efetivo diário se resume a nove soldados por turno, tendo ainda que socorrer acidentes tanto na Castello Branco, da divisa de Santana de Parnaíba a Itu, quanto na Raposo Tavares do km 46 ao 82, incluindo-se aí a Rodovia Bunjiro Nakao, até a divisa com Piedade, sem falar nas estradas vicinais que cortam nosso município.

Dados da unidade local do Corpo de Bombeiros sobre os primeiros 17 dias do mês de setembro, registram 47 ocorrências atendidas de Fogo em Mato, de um total de 111 ocorrências atendidas pelo Posto de Bombeiro de São Roque, portanto 42,35% do total das ocorrências.

Dessas 47, 30 foram atendidas no município de São Roque, totalizando 63,82% do total de ocorrências de Fogo em Mato.

Como nesta época do ano muitos incêndios florestais acontecem em São Roque, a Prefeitura e a unidade local do Corpo de Bombeiros se uniram no sentido de coibir os causadores dessas tragédias ambientais.

A Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através da Divisão de Fiscalização, tem recebido denúncias partir do Corpo de Bombeiros e tem notificado e autuado os infratores com base na lei 3.535 de 2010.

Cabe ressaltar que, praticamente todas as queimadas são provocadas por ação humana, mas os soldados do fogo alertam que existem regras básica de segurança que podem prevenir essas agressões ambientais, para isso basta seguir algumas dicas de segurança.

É importante observar algumas regras básicas de segurança:

Manter terrenos limpos e sem materiais combustíveis;

Ao observar o aparecimento de focos de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros e/ ou Defesa Civil;

Não tentar combater um incêndio sozinho;

Não jogar pontas de cigarros acesos em terrenos baldios, bem como em margens de rodovias.  Elas podem causar grandes incêndios;

Evitar fogueira próxima a mato;

Queimadas prejudicam a visibilidade de motoristas, nas ruas e, principalmente, em rodovias, podendo causar grandes acidentes;

Não permitir que seus filhos brinquem com fósforos ou isqueiros;

Como este inverno tem sido atípico no quesito chuva, os cuidados devem ser redobrados, pois, cabe salientar que soltar balões é crime ambiental e está previsto na Lei Federal número 9.605, de 12/02/1998.

“Como estamos em um período muito seco pedimos atenção quanto ao descarte de pontas de cigarro, fagulhas provenientes de fogueiras, fogos de artifícios e velas. E ainda em áreas rurais é muito importante que mantenha o terreno com o mato baixo e limpo para evitar que o fogo se propague”, orienta a Tenente Fernanda Monma, comandante do Corpo de Bombeiros de São Roque.

“Portanto, cuidado e nos ajude a evitar o fogo em mato, uma vez que ele pode atingir residências, escolas e vias podendo causar acidentes graves de transito por atrapalhar a visibilidade de estradas e rodovias além de poluir e prejudicar qualidade do ar. Com intuito de informar a sociedade e ainda tornar público as atividades deste Posto de Bombeiro, criamos a Page no Facebook (Corpo de Bombeiros de São Roque) e o perfil no Instagram (@Pbsaoroque), finaliza a Comandante.

Em caso de emergência ligue 193, mantenha-se calmo, diga seu nome, número do telefone que está usando.  Se for orelhão, diga o número que está escrito no aparelho, informe ao atendente a sua emergência e passe o maior número de dados possível, assim feito aguarde a confirmação do atendente.

CLIMA TEMPO - Cidade de São Roque / SP

23/10/2017
13°C MIN 20°C MAX
24/10/2017
11°C MIN 24°C MAX
25/10/2017
13°C MIN 30°C MAX
26/10/2017
17°C MIN 27°C MAX
27/10/2017
19°C MIN 28°C MAX
28/10/2017
19°C MIN 27°C MAX
Rodapé
Mapa Endereço: Rua: São Paulo, nº 966 - Taboão
São Roque - CEP: 18135-125
Atendimento Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, das 10:00 às 16:00 horas.
Telefone Telefone para contato:
Newsletter INFORMATIVOS DA PREFEITURA - Cadastre seu e-mail